Posting in the Magento forums has been disabled pending the implementation of a new and improved forum solution which should better serve the community.

For new questions please post at magento.stackexchange.com, the community-run support site for the Magento community. We will be providing updates on the new forum solution soon. For questions or concerns please email community@magento.com.

Magento Forum

Ambiente de desenvolvimento

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Total Posts:  26
Brasil - São Paulo - SP

Olá pessoal,

Não sei se este é o melhor lugar para criar este tópico, mas vamos lá…

Procurei no forúm e na internet e não achei algo que me ajudasse.

Eu estou montando um ambiente de desenvolvimento para trabalhar com Magento (fazer algumas modificações, etc.).

Tenho um servidro com o MySQL e um outro com o Apache onde está rodando o Magento e o SVN.
Na minha estação tenho o Eclipse com plugin para SVN e o Zend Server para debugar PHP (entre outras ferramentas).

Eu criei um repositório SVN no servidor e importei os fontes do Magento para o repositório. Configurei o post-commit do SVN para atualizar o Magento ao fazer commit no SVN. E fiz checkout do projeto no repositório SVN para minha estação através do Eclipse.

Ao debugar o Magento no Eclipse, na estação, tive um problema, os links ficam com a URL do servidor em que o Magento está. Daí quando clico nos links, na debugação, passo a acessar o Magento no servidor e não mais no debug.

Eu não sei se o que fiz é a melhor maneira para criar um ambiente de desenvolvimento para Magento mas foi o que fui descobrindo com minhas pesquisas e testes.

Alguém pode me ajudar a resolver esse problema que tive dos links ficarem com a URL do servidor ao debugar?
Se puderem dar dicas de como montar um ambiente de desenvolvimento, e se este que montei está bom ou não, agradeço!

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Magento Community Magento Community
Magento Community
Magento Community

Awa_Solucoes
Sr. Member

Total Posts:  215
Londrina, PR - Brazil

Pedro Rodrigues - 12 February 2010 09:16 AM

Olá pessoal,

Não sei se este é o melhor lugar para criar este tópico, mas vamos lá…

Procurei no forúm e na internet e não achei algo que me ajudasse.

Eu estou montando um ambiente de desenvolvimento para trabalhar com Magento (fazer algumas modificações, etc.).

Tenho um servidro com o MySQL e um outro com o Apache onde está rodando o Magento e o SVN.
Na minha estação tenho o Eclipse com plugin para SVN e o Zend Server para debugar PHP (entre outras ferramentas).

Eu criei um repositório SVN no servidor e importei os fontes do Magento para o repositório. Configurei o post-commit do SVN para atualizar o Magento ao fazer commit no SVN. E fiz checkout do projeto no repositório SVN para minha estação através do Eclipse.

Ao debugar o Magento no Eclipse, na estação, tive um problema, os links ficam com a URL do servidor em que o Magento está. Daí quando clico nos links, na debugação, passo a acessar o Magento no servidor e não mais no debug.

Eu não sei se o que fiz é a melhor maneira para criar um ambiente de desenvolvimento para Magento mas foi o que fui descobrindo com minhas pesquisas e testes.

Alguém pode me ajudar a resolver esse problema que tive dos links ficarem com a URL do servidor ao debugar?
Se puderem dar dicas de como montar um ambiente de desenvolvimento, e se este que montei está bom ou não, agradeço!

Obrigado,

Pedro Rodrigues

opa Pedro vamos tentar te ajudar, pelo que entendi, você instalou o Magento em um servidor, depois copiou os arquivos para o SVN para debugar ele? Se tiver incorreto me corrija, mais de uma maneira ou outra, o magento não gravas as urls em um arquivo de texto, ele grava na base de dados, se voce copiou o magento e esta tentando debugar ele vai pegar as urls do servidor original onde ele foi instalado, pois ao copiar os arquivo, vc esta copiando tambem a referencia de onde esta a base de dados, que fica no arquivo local.xml em app/etc/ . Sendo assim o magento ao tentar debugar ele acabar acessando o site como se estivesse no servidor original, e pega as url dele. A unica solução seria ou vc debugar direto no servidor ou instala um servidor na sua estação.

Magento Community
Magento Community

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Brasil - São Paulo - SP

Alex Willian - 15 February 2010 08:39 AM

opa Pedro vamos tentar te ajudar, pelo que entendi, você instalou o Magento em um servidor, depois copiou os arquivos para o SVN para debugar ele? Se tiver incorreto me corrija, mais de uma maneira ou outra, o magento não gravas as urls em um arquivo de texto, ele grava na base de dados, se voce copiou o magento e esta tentando debugar ele vai pegar as urls do servidor original onde ele foi instalado, pois ao copiar os arquivo, vc esta copiando tambem a referencia de onde esta a base de dados, que fica no arquivo local.xml em app/etc/ . Sendo assim o magento ao tentar debugar ele acabar acessando o site como se estivesse no servidor original, e pega as url dele. A unica solução seria ou vc debugar direto no servidor ou instala um servidor na sua estação.

Fala Alex,

Foi isso que eu fiz sim. Eu instalei o Magento em um servidor e depois importei os arquivos dele para uma base SVN. Depois fiz o check out desta base SVN para minha estação de trabalho onde tenho o Eclipse com SVN, Zend Server e Zend Debuger.

Eu havia pensado nessa solução de trabalhar com uma base de dados para debugar e outra para o servidor, ou seja, uma instalação na estação e outra no servidor. Mas não curti, até porque não vou trabalhar sozinho, tem mais um pessoal na equipe.
Tem como eu trabalhar nesse ambiente que citei e fazer o debug direto no servidor através da minha estação com o Eclipse?
Ou então, existe alguma maneira de eu fazer com que essa URL grava na base de dados sirva tanto para debugar na estação de trabalho quanto para navegar no servidor? Se de repente eu deixá-la em branco ("") ou colocar algum valor relativo ("/Magento") funciona?

Quem puder ajudar agradeço! smile

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Magento Community
Magento Community

Awa_Solucoes
Sr. Member

Londrina, PR - Brazil

@Pedro, o que você pode fazer seria inserir um base_url, assim ele não fica com a url definida, tenta isso.
Acessa o admin do Magento, vai no menu superior em Sistema>>Configurações, espere carregar, acesse no menu lateral a opção Web, espere carregar, ai nas guias em “Seguro” e em “Inseguro”, tem as opções “URL base”, tanto em um como no outro, ai apague a URL que está nesses campos e insira:

{{base_url}}

Depois salve, ele dará um aviso que não é seguro e tal...mas nem liga, é ambiente de testes, mais vê se isso resolve seu problema, se der certo ou não posta ai para sabermos...ok
ate +

Magento Community
Magento Community

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Brasil - São Paulo - SP

Alex Willian - 17 February 2010 05:44 AM

@Pedro, o que você pode fazer seria inserir um base_url, assim ele não fica com a url definida, tenta isso.
Acessa o admin do Magento, vai no menu superior em Sistema>>Configurações, espere carregar, acesse no menu lateral a opção Web, espere carregar, ai nas guias em “Seguro” e em “Inseguro”, tem as opções “URL base”, tanto em um como no outro, ai apague a URL que está nesses campos e insira:

{{base_url}}

Depois salve, ele dará um aviso que não é seguro e tal...mas nem liga, é ambiente de testes, mais vê se isso resolve seu problema, se der certo ou não posta ai para sabermos...ok
ate +

Alex,

Obrigado pela dica. O {{base_url}} funcionou para a criação das URLs dos links. Agora está criando os links do servidor com a URL do servidor e no debug da estação com a URL da estação.
Porém, quando eu clico em algum link em debug ocorre o erro “The requested URL /Workspace/Magento/Root/customer/account/ was not found on this server.”.
Vou ver se consigo descobrir mais alguma informação sobre isso. Postei aqui o resultado logo de cara para caso alguém saiba como resolver poder dar uma dica.

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Magento Community
Magento Community

Awa_Solucoes
Sr. Member

Londrina, PR - Brazil

Tente desativar o URL Rewrite do Magento, ou ativar o URL Rewrite do servidor onde esta sendo debugado(mas recomendado).!!

Magento Community
Magento Community

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Brasil - São Paulo - SP

Alex Willian - 17 February 2010 06:15 AM

Tente desativar o URL Rewrite do Magento, ou ativar o URL Rewrite do servidor onde esta sendo debugado(mas recomendado).!!

Alex,

Acessei a área administrativa no mesmo lugar onde você indicou para coloar o {{base_url}} e vi que lá tem o campo “Use Web Server Rewrites” em uma aba “Search Engines Optimization”, acima da “Unsecure”. Este campo estava com o valor “Yes”, eu alterei para “No”.
Deu certo, consigo agora navegar em debug.
É isso mesmo?
Ou isso é uma configuração do Apache? Só sendo uma configuração do Apache pra eu conseguir ajustar esse valor apenas para debugar, da maneira como citei acima vai valer para o servidor de teste e o debug na estação.
Sabe dizer em que essas duas alterações interferem em que no sistema? Só performance?

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Magento Community
Magento Community

Awa_Solucoes
Sr. Member

Londrina, PR - Brazil

@É isso mesmo Pedro, o URL Rewrite reescreve as URL dos servidor....quando ativado no Magento e desativado no Apache, acontece o erro que estava acontecendo com voce, no qual você não consegue navegar nos links. Como no seu caso vc desativou o recurso no Magento, ele não vai mais reescrever as url, se vc reparar nas URL, agora deve aparecer um “index.php” ao final dos links, coisa que não aparecia com o URL rewrite ativado. Para ambiente de testes não é necessario deixa-lo ativado, mais em ambientes de produção, e pensado em SEO, claramente é recomendado, bem como outras medidas de otimização.

Magento Community
Magento Community

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Brasil - São Paulo - SP

Pedro Rodrigues - 17 February 2010 06:32 AM

Alex Willian - 17 February 2010 06:15 AM

Alex,

Acessei a área administrativa no mesmo lugar onde você indicou para coloar o {{base_url}} e vi que lá tem o campo “Use Web Server Rewrites” em uma aba “Search Engines Optimization”, acima da “Unsecure”. Este campo estava com o valor “Yes”, eu alterei para “No”.
Deu certo, consigo agora navegar em debug.
É isso mesmo?
Ou isso é uma configuração do Apache? Só sendo uma configuração do Apache pra eu conseguir ajustar esse valor apenas para debugar, da maneira como citei acima vai valer para o servidor de teste e o debug na estação.
Sabe dizer em que essas duas alterações interferem em que no sistema? Só performance?

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Fiz testes por aqui.
Eu pesquisei e habilitei o URL Rewrite no Apache do debug (estação de trabalho) e voltei o valor do campo “Use Web Server Rewrites” para “Yes”.
Até agora tudo certo.
Fica ainda a pergunta se usar o {{base_url}} prejudica performance ou só segurança!?

Parece que eu consegui o que eu queria.
Eu sugiro deixar este tópico aberto para futuras dúvidas sobre este assunto.

Muito obrigado pela ajuda,

Pedro Rdorigues

Magento Community
Magento Community

Awa_Solucoes
Sr. Member

Londrina, PR - Brazil

Sobre o {{base_url}} pode haver alguma situações não muito boas, a questão de desempenho não altera nada, mais em questão de segurança pode afetar alguma coisa.

Magento Community
Magento Community

Pedro Rodrigues
Jr. Member

Brasil - São Paulo - SP

Alex Willian - 17 February 2010 07:40 AM

Sobre o {{base_url}} pode haver alguma situações não muito boas, a questão de desempenho não altera nada, mais em questão de segurança pode afetar alguma coisa.

Ok, acredito que para ambiente de desenvolvimento e teste tudo bem usar.

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Magento Community
Magento Community

Lukao
Jr. Member

Total Posts:  7
São José dos Campos

Olá galera, sou novo no fórum e com a plataforma magento. E preciso muito da ajuda de vocês :D

Então, aproveitando este tópico eu vou aproveitar para deixar uma das minhas dúvidas aqui para
poder começar a desenvolver mais tranquilo no magento.

Eu acabei de instalar o magento e ele já me deu mensagens de alerta to topo da administração do magento:

{{base_url}} não e recomendável usar em ambiente de produção para declarar a URL Base (Não Segura) / URL Base (Segura). é altamente recomendável alterar estes valores na sua configuração do Magento.
Eu estou trabalhando com o magento já no Servidor (UOL HOST), tive problemas para instalar localmente e para não perder tempo resolvi trabalhar com o magento Online mesmo. A dúvida é, este erro pode me prejudicar já que não estou só testando mas sim trabalhando com a plataforma Online? Até em que nível isto pode me prejudicar já que vou montar uma loja virtual e como posso resolver esta vulnerabilidade se realmente for uma vulnerabilidade?

Muito Obrigado pelo espaço oferecido aqui, abraço.

Magento Community
Magento Community
Magento Community
Magento Community
Back to top