O Pessoal do Magento preparou um pacote contendo um backup de uma loja, feito para estudo, com produtos, categorias e muItas outras configurações já prontas. Isso ajuda no entendimento do sistema e suas funcionalidades.
Sabendo para que serve, baixe descompacte e instale esse pacote (esse pacote serve apenas para a versão 1.0):
Obs: Para continuar com a instalação do pacote, você já deve estar com o Magento instalado e rodando em seu site perfeitamente.
A instalação desse pacote de dados exemplo é bem simples, baixe e descompacte.
Você terá extraído uma pasta chamada media e um arquivo chamado magento_sample_data_for_1.0.sql.
Envie via FTP a pasta (sobrescrevendo o conteúdo antigo) para o local de instalação em seu servidor.
Normalmente $seusite\magento\media.
Uma vez que enviou os arquivos, você terá de recriar seu banco de dados!
“Mas como assim, vou ter de apagar o banco de dados que criei para instalar o magento, e criar ele novamente como o mesmo nome, mas zerado? Sem tabelas nenhuma?”
Isso mesmo, e depois que fizer isso efetue o restore do backup do magento_sample_data_for_1.0.sql para esse banco de dados.
Se não sabe com efetuar o restore de um backup em um banco de dados mysql clique aqui
Feito isso, você agora tem uma loja cheia de produtos e categorias (inclusive na página inicial certo)?
Quase, quase, mas ainda não.
Penei muito para descobrir isso, mas ao fazer isso você restaura também todos os arquivos de cache, e isso gera uma imensa confusão no banco de dados, então o que fazer?
Simples, vá na configurações de cache na seção administrativa e RESETE todos os caches”.
Há uma imagem em anexo de como efetuar esse procedimento.
E se eu não limpar (zerar) o cache o que pode (vai) acontecer?
Todo link de produto que você clicar vai dar página não encontrada, na area administrativa as categorias aparecerão, mas em branco, e o restore não estará visível.
Veja uma imagem desse “caos” em anexo, gostou? nem eu =)
Pronto Agora sim, você tem uma loja toda configurada co produtos, categorias, e tudo mais rodando 100%!
Agora “meta as caras” estude as configurações, os produtos, ou seja como tudo é feito e configurado no mundo Magento.
Quando se tem um “comparativo” como esse, esse trabalho fica bem mais fácil.
obs: A senha do admin após o restore é
username: admin senha: 123123
Ótima dica, fiz uma instalação nova, pra não prejudicar a que estou testando e segui este procedimento e estou com a loja de exemplo funcionando.
Agora e testar, testar, testar, fuçar, e aprender.
Pois é, deu tudo errado aqui.
Eu exclui o conteúdo do banco através do MyphpAdmin, eu importei o “magento_sample_data_for_1.0.sql”. Como resultado me aparece aquelas telas de erro oculta (que gera uma chave de erro), não sabia o que era.
Então eu resolvi exclui totalmente o banco de dados e recriar outro com o mesmo nome através do MyphpAdmin, importei “magento_sample_data_for_1.0.sql” e até um backup que eu criei antes de tudo (backup-20101119113552.sql.gz) mas agora o que me surge é uma mensagem de PAGE NOT FOUND.
Onde errei? Posso restaurar meu db com o backup que fiz antes dessa loucura toda?
Só dá pra restaurar dados do banco de dados pelo painel do magento? Prq eu não quero cometer erros desse tipo novamente....