Pessoal, em breve irei mudar o dominio de onde esta o atual site.
Queria saber como é o procedimento.
Seria baixar os arquivos e mysql e depois upar tudo novamente?
Abs
Olá @CajuCLC, ja tive um processo de mudança de servidor e minha experiência não foi das melhores, principalmente quando envolve migrar para outra versao, 1.2.1 para 1.3.1, mas são águas passadas! Recomendo ler:
O processo mais simples que faço, se não tiver usando rewrite, é simplismente enviar os arquivos para o novo servidor, importar a base de dados, depois mudar as informações do local.xml (tambem pode remove-lo e criar uma nova instalação) e depois disso ir no core_data_config e mudar as informações de acordo com o novo servidor. Só não esqueça de verificar a compatibilidade e desempenho do novo servidor, para não ter problemas futuros. Valeu!
Nao irei mudar de servidor, somente de dominio.
No servidor, eu altero o dominio, mas mantenho ele no mesmo lugar.
Nao muda nada, so o dominio.
O servidor continua o mesmo, nem precisa baixar e upar novamente. Nem o mysql preciso tocar nele. hehehe
Ah ta então @CajuCLC tu vai somente mudar algumas informações na tabela core_config_data, limpando o cache e a sessão ficará filé. Outra dica cara… estes dias fui trabalhar com migração de ambiente em SSH, muito rápido, falo de segundos!
Tem algum link do SSH.
Melhor coisa do mundo. hehehe
Mas acho, ACHO, que quando eu crio o novo dominio, o antigo vai ser deletado, mas eles mudam os arquivos para o novo.
ACHO. hehehe
Se fizerem isso, fica beleza e so precisa trocar as informações na tabela.
Agora @Caju, eu trabalho com SVN e sempre buscando integração contínua com magento, é bem produtivo se for trabalhar com poucas mudanças da aplicação, enviar um repositório do magento mesmo, eu particularmente achei um barato, enviei o 1.3.2.1 em 13 segundos para meu servidor usando os comandos, levei uns 5 a 10 minutos para enviar, instalar e deixar o ambiente rodando bunitinho :D e depois só tive o trabalho de importar a base de dados local. mudando as informações necessárias e as extensões personalizadas, é uma “mão na roda”
No meu caso @CajuCLC, eu já envio a base de dados primeiro, faço as mudanças necessárias nas tabelas e após este processo envio uma nova base via SSH, pois tenho já cache, sessão e integridade de arquivos (se não estiver usando .svn é claro). Senão tome cuidado para não ter problemas no envio, recomendo compactar, pois ftp já tive diversos problemas, tanto na demora do envio, quanto a integridade dos arquivos para o servidor. é isso.
Mudar de servidor não é realmente complicado. Uma lista resumida se segue:
-Fechar o site (de preferencia com um aviso bunitinho tipo “Em manutenção”, com logo da loja e talz)
-Fazer o backup do bd com o comando mysqldump -u [nomedousuario] -p [nomedobanco] > [nomedoarquivo].sql
-Compactar o arquivo .sql gerado (um arquivo de 500mb vira 30mb fácil fácil)
-Compactar os arquivos do site (se a loja for grande, seria bom compactar a pasta media separadamente, pois o arquivo pode ficar grande demais).
-Enviar os arquivos compactados (banco e site) para o servidor destino. Recomendado uso do comando sftp para envio direto de um servidor pra outro diretamente.
-Assim que enviados, descompactar os arquivos
-Aplicar os dados do bd no novo banco com o comando mysql -u [nomedousuario] -p [nomedobanco] < [nomedoarquivo].sql
-Entrar no banco e alterar os dados de base url’s na tabela core_config_data (recomendo o phpMyAdmin para isso, a busca dele é muito boa)
-Alterar local.xml
Pronto. É um processo dispendioso (e eu adoraria saber do @Adriano como posso acelerar esse processo através do SVN, se possivel ) mas funciona bem.
Pessoal, realmente foi muito fácil.
Vou dizer como fiz.
Então, tenho 2 sites.
Entrei na conta do site que tinha o Magento via SSH.
Zipei o site inteiro.
Entrei no meu outro site via SSH e dei um WGET e peguei o arquivo como backup.
Criei o novo domínio.
Baixei o arquivo sql no phpmyadmin para poder alterar o domínio antigo para o novo (usei o Notepad ++).
Mandei o arquivo SQL para o novo domínio via SFTP (tenho 1MB de upload, então foi rápido, somente 20MB).
Via SSH no novo domínio, dei um WGET e puxou o arquivo do site que deixei o backup (são 150MB, puxa em menos de um segundo).
Unzipei.
Para instalar o sql antigo no novo mysql do novo domínio, dei o comando:
mysql -h mysql.example.com -u username -ppassword dbname < outfile.sql
Pronto, em uns 10 segundos ele re coloca o bando de dados.
Foi bem rápido.
Para quem não precisa trocar nada no arquivo SQL, e quer trocar de domínio ou mandar o SQL de um banco de dados para outro, é SUPER simples.
Só mandar o comando:
mysqldump -h oldhost -u oldusername -poldpassword olddbname | mysql -h newhost -u newusername -pnewpassword newdbname
Alterando as informações, lógico.
Tópico finalizado. Pode fechar.
Pessoal, mais uma informação util.
Tambem recomendo remover (faça antes um backup) do arquivo:
/downloader/pearlib/pear.ini
No caso eu tentei atualizar o Magento, mas ainda estava tentando salvar no dominio antigo, quando olhei, estava la ainda o dominio antigo.
Mudei, mas dava erro…
Entao deletei ele e pronto, roda tudo beleza.