Magento Forum

Uso avançado de Atributos

reszko
Jr. Member

Total Posts:  7

Olá.

Não sei se posso chamar de uso avançado dos atributos mas não achei nada para me ajudar. A dúvida é simples: tenho um menu horizontal e um menu vertical à esquerda que mostra as categorias da loja. Como posso fazer para que quando for criar uma categoria eu informe que só quero que ela apareça no menu horizontal, ou vertical, ou os dois… Pensei em adicionar um atributo e na hora do cadastro eu escolho onde quero que a categoria apareça, mas não consegui. Será que é esta a melhor maneira de fazer isto? Com atributos?

obrigado

Fábio

Magento Community Magento Community
Magento Community
Magento Community

reszko
Jr. Member

Olá.

Não consegui até o momento resolver o meu problema acima usando atributos. Porém resolvi de outra maneira. É hardcode, mas funcionou. Fiz assim:

1) Ao criar a categoria, coloquei no início da palavra o caractere #
2) Depois dentro do arquivo sidebar.phtml, que no meu caso é o arquivo que gera meu menu lateral, coloquei o seguinte código:

if(!strstr($_category->getName(),"#")) { ?>

//aqui vai seu código normal de geração das categorias do menu.

<?php }?>

O código acima simplesmente diz que se ele achar o caractere # na descrição da categoria, não executa o código de baixo. Percebam a exclamação no começo do if.

O próximo passo é trabalhar agora na barra de menus horizontal. Pois a categoria vai aparecer com o caractere #. Para resolver é muito simples:

1) Abra o arquivo top.phtml, que no meu caso é o arquivo que gera os menus horizontais.
2) Localize o local que imprime na tela os nomes das categorias.
Originalmente, no e meu arquivo estava assim:

<?php echo  $this->drawItem($_category?>

Então, eu mudei para isto e acrescentei mais uma linha:

<?php $categoria $this->drawItem($_category?>
<?php 
echo str_replace("#",""$categoria); ?>
Pronto, agora ele vai substituir por nada o caractere #.

Bom, a gambiarra acima resolveu meu problema. Como não achei solução correta, fiz deste jeito.

Tomara que ajude alguém.

Abraços

Fábio.

Magento Community
Magento Community

jennerguimaraes
Jr. Member

Total Posts:  4

Olá,

A minha dificuldade é visualizar o arquivo top.phtml, pois na arvore de minha instalação só aparece: app/design/frontend/default/default/template

tambem nao consigo abrir nenhum arquivo no dreamweaver com a extensão .phtml.

abraço

Magento Community
Magento Community

reszko
Jr. Member

Olá.

Quanto ao arquivo top.phtml, geralmente fica neste caminho que você informou. Veja se no template que você está usando o caminho não é outro. Há uma dica que você habilita no magento para ver o caminho dos módulos. Vá até a administração, aponte para Sistema->Configuração. No canto superior esquerdo, selecione a loja em questão. Depois lá embaixo clique em Desenvolvedor. Ao lado direito em Debugar, marque a opção ‘Exibir caminho das Telas’. Veja se a tradução não está diferente. Salve e atualize o site principal. Você vai perceber que irão aparecer vários retângulos pontilhados vermelhos, informando o caminho e o nome de cada bloco que está ali. Se quiser limitar a visualização somente ao seu IP, para que seu cliente não veja os retângulos vermelhos, clique em cima em ‘Limitar Acesso’ e informe ali seu ip.

Quanto ao arquivo phtml no dreamweaver, você deve configurá-lo para aceitar este tipo de arquivo. Vá em Edit->Preferences, depois procure por ‘FileType/Editors’ e ao lado direito em Open in Code View, acrescente a extensão .phtml. Com isso o dreamweaver irá abrir os arquivos .phtml.

É isso aí.

Magento Community
Magento Community

jennerguimaraes
Jr. Member

Poxa Reszko, você é o cara!!!

Resolveu dois problemões que eu tinha.

Vasculhei a internet, mas ninguém deu dicas com a precisão que voce deu.

Com a sua permissão essas dicas irão fazer parte de um dos tutoriais de magento que irei colocar em meu site www.sonhosdeumavida.com com os devidos créditos pra você.

Valeu cara!

Obs.: estou vindo do php e do joomla e minhas duvidas em magento não ficarão por aqui, pois estou iniciando nessa plataforma.

Magento Community
Magento Community

jennerguimaraes
Jr. Member

olá,

o menu ficou beleza. confira: www.cartoesirados.com/club.

estou com as seguintes duvidas:

1- o menu ficou com os botoes: inicio e como funciona feitos em pagina comum e inseridos atraves do top.html. os botoes: oferta do dia e ofertas recentes feito atraves das categorias.

a duvida é como fazer para que os conteudo feitos atraves das categorias sejam mostrados como eu desejar e nao como está configurado pelo template para aparecer. tem uma pagina especifica ou css que eu possa modificar?

2- estou com dificuldade tambem de encontrar um contador regressivo na net. daqueles tipo peixe urbano, imperdivel,clube urbano… que alem de contar o tempo restante para comprar informa a quantidade de pessoas que já compraram.

Ele tambem ativa a compra da oferta apos atingir o limite de pessoas determinado por mim.

Não achei, não é por falta de procurar, mas simplesmente ninguem escreve a respeito. só sei que existe um modulo pago que tambem nao achei. sei tambem que ele é feito em javascript.

abraço

Magento Community
Magento Community

reszko
Jr. Member

Olá.

Abaixo minhas considerações.

1) Pelo que entendi, você quer criar uma categoria que chema uma página. Você pode fazer assim: crie um bloco estático com o seu conteúdo. Depois, vá até a parte de categorias, clique na categoria desejada e ao lado direito em Display Settings, vou na segunda aba, no combobox DisplayMode, escolha: Somente Bloco Estático, e logo abaixo selecione o bloco estático desejado. Isso vai fazer com que o menu de categorias chame somente aquele bloco estático. Na aba seguinte, Template Personalizado, procure escolher o template: ‘1 coluna’, ou faça testes para ver qual é melhor.

2) Quanto a este script, acho difícil você econtrar algo pronto. Provavelmente terá que fazer um somente seu, pois é muito específico. Você vai ter que fazer basicamente um javascript que mostre o tempo restante até determinada hora, e também que mostre os dados de uma tabela do banco de dados que guarda quantas pessoas compraram. Acredito não ser muito difícil de fazer. Sugiro usar o jquery, framework javascript onde vc pode mostrar estas informações na tela sem precisar recarregar a página.

É isso.

Magento Community
Magento Community

jennerguimaraes
Jr. Member

Olá Reszko,

1-Fiz o tutorial mas ainda nao é isso o que preciso, pois a pagina continua com o conteudo da categoria que é configurada pelo magento. está em tres columas com aquelas barrarras no meio. nada parecido com o peixe urbano, clube urbano, etc.

2-o contador , um colega vai fazer pra mim.

se você me passar seu email posso lhe passar as senhas de acesso que estou usando para configurar o sistema e ver o que tenho feito. meu email é jennerguimaraes@hotmail.com

o meu objetivo final é criar um site de compra coletiva tipo peixe urbano, clube urbano, etc. Sei que dá trabalho, mas não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Magento Community
Magento Community
Magento Community
Magento Community
    Back to top