Posting in the Magento forums has been disabled pending the implementation of a new and improved forum solution which should better serve the community.

For new questions please post at magento.stackexchange.com, the community-run support site for the Magento community. We will be providing updates on the new forum solution soon. For questions or concerns please email community@magento.com.

Magento Forum

Magento - Vale a pena mesmo??

oggy
Sr. Member

Total Posts:  121
Santa Catarina

Pessoal,

Tenho adorado o sistema em si. Tanto da parte administrativa e o site. Mas nos testes que tenho feito na ultima semana para uma loja, estou quase pensando em desistir de usar o magento. A loja tem quase 300 categorias (entre categoria principal e subcategorias) e pouco mais de 300 produtos cadastrados. E ai começou os problemas de falta de memória direto. Isso em localhost.

Passei pro servidor, e o problema de falta de memória continua. Até que consegui resolver ele, colocando um script do tipo:

<?php
ini_set ("memory_limit","70m");

?>

em um arquivo do sistema do magento. Ai é que fica o detalhe, só com os produtos ele já deu isso, não tenho muitos clientes cadastrados e pedidos, faturamentos… etc.. são poucos, só pra teste mesmo. E quando estiver em produção quanto o magento vai consumir pra gerenciar isso???

Além desse detalhe, tem outro… todas as tentativas que fiz de trocar de maquina a instalação (de localhost para outra em rede local, de localhost para um server online) e todos os caminhos das imagens foram perdidos..

[]s

Magento Community Magento Community
Magento Community
Magento Community

Gabriel Paladino
Jr. Member

Total Posts:  6
Rio de Janeiro, Brasil

Tambem já tinha reparado e pensado nisso oggy.... 

oq vc usa atualmente??? eu ainda naum tenho uma loja virtual em produção..... mais… to com um projeto.... e naum quero ter q trocar de sistema depois....

mas ta dificil arrumar um sistema que eu ache q vale a pena… =/

Abs.

Magento Community
Magento Community

JNSaraiva
Jr. Member

Total Posts:  1

Amigos, eu acho que o Magento é realmente uma grande aposta para o futuro.
Mas em se tratando de Brasil, e com a necessidade de se implantar rapidamente uma loja virtual,
eu acredito que a solução mais viável ainda é o oscommerce, que tem um suporte, eu diria, razoável,
para todos nós brazucas.

Esta é apenas uma opinião pessoal, longe de mim querer promover essa ou aquela ferramenta.

abs,

Touché

Magento Community
Magento Community

FabioP
Jr. Member

Total Posts:  20

Estou com uma loja teste rodando e até agora está indo tudo OK.

Tirando o fato da documentação ser bem fraca, e ter que ficar vasculhando os fórums ( que aliás tem uma ótima comunidade ) para encontrar soluções para problemas básicos (como importar fotos, mudar layout de páginas, etc), o sistema está rodando bem tranquilo.

O site está hospedado nos servidores da Godady, rodando em um servidor Virtual Linux com 512mb de memória. Com certeza a atual versão ainda deixa a desejar em termos de velocidade, especialmente quando se faz uma operação de inclusão de um produto no carrinho. Mas não é de todo o ruim, e só tem a melhorar.

Pelo que andei lendo, o “segredo” de ter o Magento rodando bem, é mesmo ter um servidor configurado com exatidão para ele.

Quem se interessar pode dar uma olhada na loja no seguinte endereço:

http://www.artehobby.com.br/magento

Magento Community
Magento Community

Wagner Felipe
Member

Total Posts:  75
Jaraguá do Sul

@FabioP
Você desenvolveu direto no servidor ou local?
Se foi local, quando passou para o servidor fez uma nova instalação e repos o banco de dados, ou só pegou os arquivos da maquina e jogou para o servidor?

Valeu!
Wagner

Magento Community
Magento Community

oggy
Sr. Member

Santa Catarina

@Gabriel Paladino
Ainda não tenho nenhuma loja funcionando, mas tenho um projeto em andamento. Ele já está todo no Magento, só falta terminar o visual. Mas os problemas começaram a aparecer, e isso é que esta complicado, pois o prazo pra terminar este projeto está esgotando, e a preocupação é depois de lançado, se os problemas continuarem…

No momento a dúvida está em: arriscar e apostar no magento ou ir de cara pro Oscommerce e depois migrar. Mas a migração é outra dúvida....

@FabioP
Também tenho essa dúvida Fabio, você fez ele localmente passou pro servidor ou fez (adicionou conteúdo) todo online?

Magento Community
Magento Community

oggy
Sr. Member

Santa Catarina

Outra coisa que estou indignado com o Magento, é a forma com que ele organiza as pasta media. É uma porcaria, muito podre, faz quinhentas mil pastas e subpastas. Podia ter um gerenciador de media, onde subiriamos as imagens (no caso de usar a area admin) ou podendo ser por ftp, e depois simplesmente associar a imagem existente no servidor ao produto.

putz......

Magento Community
Magento Community

darley
Member

Total Posts:  36
Boituva - SP Brasil

Olá Oggi,

tenho visto sua preocupação com o Magento, sugiro dar uma lida neste artigo: http://www.ecommerce-guide.com/article.php/3736936

ele retrara muito bem a realidade dos softs gratuitos, mas vamos focar no quanto nos custa o Magento x Beneficios:

* O Software: O Magento tem personalidade própria, com muito detalhes particulares dele, desenvolvido com a mais diversas tecnologias: java, ajax, zend, e com isto torna-se mais dificil qualquer tipo de personalização, tem que se conhecer a fundo muito coisa para poder alterar com segurança, mas sem dúvida é algo muito moderno e será base para empresas com programadores fixos, eu pessoalmente, não acredito que sirva para alguém que trabalhe sozinho, exatamento pelo trabalho que dá usar ele, você ou seu cliente, IRÃO precisar de ajuda!!

* Os Templates: como ele tem como base trabalhar tudo independente, as vezes para alterar um único campo, tem que mexer em mais de um lugar, que não sabemos na maioria das vezes onde… Os templates irão aparecer por ai, alguns gratuitos e alguns pagos, já vi empresas vendendo templates para o Magento por $1599 cada cópia!!

* Hospedagem: não é qualquer servidor que oferece hospedagem que dá ao Magento o mínimo necessário de desempenho, com isto tem que se fazer uma procura, e na maioria das vezes, não é a “econômica” que gostariamos, andei entrando nas lojas testes de algumas pessoas do forum, e tem algumas levando mais de 30 segundos para abrir… totalmente fora de cogitação de colocar em produção uma loja destas. (Testem suas lojas aqui:  http://tools.pingdom.com/fpt/ )

* Suporte Técnnico: o mais em conta custa $ 500 por ano, para se poder acessar um forum especial… Ai então, as questões são aos poucos resolvidas pelo Staff. (mas poucos podem ou querem pagar!) No forum tradicional, o pessoal do staff sumiu, QUEREM que você pague para resolver seus problemas… E agora, com seu cliente te ligando… cobrando aquele modulo que ainda não tem… (vejam quantas pessoas que vieram no forum, dizendo que iam fazer os modulos tropicalizados e desapareceram por não conseguirem faze-los!!!) ou ainda pior: loja do cliente em produção e deu um pau, do tipo que tem que restaurar backups, etc, ALGUM DE VOCÊS SABEM FAZER ISTO? eu tentei a título de treino algumas vezes, e a única vez que consegui 100%, não anotei a sequência e não consegui reproduzi-la… (não tem este tutorial em lugar algum que eu saiba) E AI? o que vai achar nesta situação de pagar o Suporte?  barato né!!

* Seu aprendizado: você tendo um bom conhecimento de php, zend, css, levará pelo menos 30 dias para começar a se entender com o Magento, isto custa algum e é cada um que sabe quantificar isto. Mas lembrem-se: CUSTA SIM ALGUM R$

* Seu Trabalho: após aprender usar ele, fazer mais de uma instalação para rechecar o que deu de errado, agora é hora de ir para a instalação de produção, eu com todo suporte que tive (pagando por isto) levei 30 dias para ficar satisfeito com minha loja. MAIS ALGUM R$ PELO SEU TRABALHO.

* Operação pelo cliente: ele não é simples de se usar… tem muitas possibilidades, que um cliente pequeno não sabe que existe, e na maioria das vezes não precisa dela. Você terá que dar um bom treinamento para ele, e não será daqueles de 3 horas iguais aos do Oscommerce. Ele irá te ligar muitas vezes, e vc? já sabe todas as respostas?

* Custo do Programa e seus upgrates: Grátis!  AI QUE PEGA: com tudo acima analizado e quantificado, podemos concluir que o Magento é um software PAGO E CARO, na realidade MUITO CARO!!!!!!!!!

MAS e os beneficios?
- ele é FANTASTICO, nenhum faz o trabalho de SEO como ele faz, nenhum tem o gerenciamento de tudo como ele tem, inumeras possibilidades de configurações, algumas nem divulgadas ainda (leiam o livro sobre ele, tem muito mais que ele faz que ainda não está divulgado). Gosto e acredito muito nele, estou com 2 lojas com ele em produção, e muito satisfeito, mas pessoalmente acho que nem todos passarão tudo que se precisa para dominar ele e colocar uma loja em produção, como podem observar, acabou saindo caro e muito trabalhoso!!

bem, é só!!

(obs: opinião pessoal e independente)

sem mais,

Darley Cassimiro

Magento Community
Magento Community

VHA
Member

Total Posts:  41
Atlanta

Eu mexi na arquitetura da Media tb, e acrescentei wysiwyg no magento e lightbox, varias edicoes no css padrao para ver se muda algo na velocidade do “load” da loja virtual, depois de muitos ajustes resolvi modificar os dados no meu mysql e por minha surpresa page load de 8 segundos caiu para 2.3 segundos com o layout padrao do magento.

Magento Community
Magento Community

Marquinhos
Member

Total Posts:  35

VHA - 07 July 2008 03:26 AM

Eu mexi na arquitetura da Media tb, e acrescentei wysiwyg no magento e lightbox, varias edicoes no css padrao para ver se muda algo na velocidade do “load” da loja virtual, depois de muitos ajustes resolvi modificar os dados no meu mysql e por minha surpresa page load de 8 segundos caiu para 2.3 segundos com o layout padrao do magento.

Oi VHA,

O quê você optimizou no MySQL?

[]’s

Magento Community
Magento Community

dreamyguy
Jr. Member

Total Posts:  18
Oslo, Norway

Isso não é uma regra, mas acho que quando se busca uma solução profissional para um website, principalmente aqueles que são desenvolvidos para trazer um retorno monetário, deve se colocar na balança o retorno ao investimento. A fórmula é simples:

[Custo do investimento (software, modificações pagas, etc)]
+
[Horas gastas no desenvolvimento]
=
[Total gasto]

Se [Total gasto] < [Retorno/Lucro] = [Bom negócio]

Essa fórmula TAMBÉM É VÁLIDA para projetos que envolvem software comerciais/pagos!!!

Em outras palavras, se o investimento no suporte mais em conta de 500 contos oferecido + todas as outras possíveis despesas relacionadas ao desenvolvimento do magento ajudam uma loja a vender mais, tudo é visto como um investimento…

Fazer dinheiro na internet não é mole, é exatamente como qualquer outro negócio. Exige competência na área e capital inicial…

Meus dois centavos rasberry

Magento Community
Magento Community

VHA
Member

Total Posts:  41
Atlanta

Marquinhos,
Quando eu arrumar um tempo para por minhas anotacoes em um tutorial postarei aqui na comunidade,O que posso te passar no momento sao algumas informacoes do forum.
http://www.magentocommerce.com/boards/viewthread/9037/
http://www.magentocommerce.com/blog/comments/performance-is-key-notes-on-magentos-performance/
http://www.magentocommerce.com/wiki/groups/168/optimising_your_web_stack_performance_for_magento

Com certeza vc devera ter um servidor dedicado para fazer algumas alteracoes ou ter uma boa empresa de webhosting q aceite fazer algumas modificacoes.

Magento Community
Magento Community
Magento Community
Magento Community
Back to top